Uma indústria têxtil, do estado de Maryland (E.U.A), teve a ideia de trançar fios de algodão. Estava criado o denim, originalmente na cor marrom, era utilizado como cobertura de carroças e barracas. Nessa época havia na Califórnia uma grande movimentação de garimpeiros, a chamada Corrida do Ouro. O empresário, Levi Strauss, teve uma remessa de denim recusada e devolvida, pois ele não atendia às necessidades para as quais havia sido encomendado. Foi então que, em 1890, Levi teve a ideia de testar o denim na confecção de calças para uso dos garimpeiros da Califórnia. Foi um sucesso, pois o novo tecido era muito mais resistente e, portanto, mais durável. Nascia neste momento o jeans (derivado de genes, nome dado às calças dos marinheiros de Gênova, na Itália, na Idade Média). Logo em seguida o jeans ganha um tingimento da cor azul, e se transforma no blue jeans. Após a segunda guerra mundial, o blue jeans acabou ganhando as ruas, e celebridades como James Dean e Marilyn Monroe acabaram popularizando esse estilo rebelde e descolado.
Quase um século e meio depois o jeans ganhou novos shapes, novas formas de aplicação e deixou de ser apenas uma calça para uso no trabalho mais pesado. Transformou-se, criando um comportamento de consumo totalmente diferente daquele original do final do século XIX. O jeans ganhou as passarelas e mercados jamais imaginados antes, como o de beachwear e fitness.
Seguindo essa tendência, algumas marcas optaram por trabalhar com o jeans em forma de estamparia, criando padronagens diferenciadas e cores descoladas. A estamparia não limita as ideias, ela as amplia. Estamos na era digital, o que possibilita criar estampas que conseguem imitar as lavações sem que elas tenham sido realmente feitas. Essa tendência se confirmou no desfile da Moschino RTW inverno 2018, com estampas em jeans, mescladas com diversos elementos. Giorgio Armani, além de usar o denim estampado, utilizou esse recurso com outros tecidos, como tule para dar um efeito de transparência. Em Paris, a Louis Vuitton também incluiu em sua coleção o jeans estampado.
A têxtil Rio dos Cedros, desenvolveu uma linha de estampas em jeans focada nas tendências internacionais e também nas preferências dos consumidores, afinal são diferentes públicos e inúmeros segmentos de moda. Sempre buscando inovação, a Têxtil Rio Dos Cedros oferece aos seus clientes variadas experiências de moda e que agradem a diversos tipos de comportamento.