Assim como o xadrez é a cara do inverno, as estampas florais são a cara do verão. Embora sempre presente essa tendência se apresenta a cada ano com novas particularidades, como tamanho, forma ou cores predominantes.
As clássicas estampas florais surgiram há mais de dois mil anos. Alguns historiadores divergem na localização e creditam o seu surgimento à Índia, enquanto outros acreditam que ela surgiu na China.
Elas chegaram à Europa levada pelos mercadores de tecidos em meados do século 17. Difundiram-se principalmente nas regiões de Florença e Gênova. No início, suas estampas eram maiores, mas logo foram substituídas por um floral mais delicado e simples
As estampas florais não são novidade nas coleções de verão, mas fato é que elas são quase sempre um must-have para a estação e, mesmo sendo executadas diversas vezes, ainda conseguem ter um destaque especial.
O New York Fashion Week resgatou as flores, principalmente estampada em peças com fluidez e transparência. As estampas florais apareceram como destaque nos desfiles de Carolina Herrera.
Estampas delicadas com motivos botânicos também dominaram a Semana de Moda de Londres. As estampas florais apareceram em diversos desfiles da London Fashion Week.
A estampa clássica apareceu fortemente durante a temporada de moda, em diferentes interpretações, de acordo com a visão de cada designer e promete ser tendência para o Verão 2023.
É esperado que as estampas florais apareçam em diversas cores e formas e nas mais variadas peças de roupa, desde vestidos, macacões até a moda praia. Delicadas ou expressivas, a estampa virá com toques tradicionais, românticos, góticos ou surrealistas.