Nesta temporada, um novo look ganhou holofotes e se popularizou entre as celebridades: a estética infantil com tons pastéis que debutou na coleção de primavera-verão 2022 da Moschino. Além de Gigi Hadid, outras famosas que já elegeram peças do desfile incluem Anitta, Heidi Klum e Isla Fischer. Ainda assim, foi com Megan Thee Stallion no Coachella, que o look entrou para o hall dos útlimos destaques da moda.
A história do visual começou em setembro de 2021, quando o diretor-criativo Jeremy Scott levou sua visão nostálgica dos anos 90 para as passarelas da Moschino, no desfile batizado de “Ladies Who Lunch”, as estampas baby-like, infantilizadas e coloridas vestiram um time de modelos brilhante, unindo nomes como Gigi Hadid, Irina Shayk, Precious Lee e Aaron Philip.
Além das estampas baby-like que fizeram sucesso, a estética infantil em geral vem ganhando destaque desde 2020, conhecida como Kidcore, a tendência nostalgia.
A estética kidcore começou no Tik-Tok, muito popular principalmente entre a geração Z, trazendo cores alegres, elementos lúdicos, utilizados em roupas, acessórios e maquiagens. Esse estilo tem guiado criações de estilistas e principalmente das maiores lojas de departamentos do Brasil e do mundo, já que ambas tem como público alvo a geração Z, maior adepta da tendência.
Uma das grandes influências do kidcore foi o universo k-pop, que tem imensurável audiência em todo o mundo, inspirando o uso de looks e acessórios, através da estética de seus clipes, fazendo claras referências à infância dos anos 1990 e 2000.
Personagens de desenhos animados da época como “Ursinhos carinhosos” e “Hello Kitty” aparecem em croppeds, camisas e camisetas. Outros itens fofos como corações, nuvens, estrelas, cogumelos, flores e a famosa smiley face também são incorporados ao outfit. Clássicos como as listras aparecem em cores vibrantes, fazendo referência ao arco-íris de um jeito descolado.
A cartela de cores adocicada continua em alta, e aparece até mesmo em peças mais formais, quebrando a austeridade de blazers, calças de alfaiataria e roupas consideradas sociais no geral. A tonalidade que merece destaque é o lilás, que junto ao amarelo claro, seu complementar, figura composições que vão desde a característica estética kidcore, lúdica e divertida, até os looks mais arrumadinhos, com blazer e elementos mais elegantes.